Manutenção de Motores Elétricos CA/CC


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O Grupo Vorax está a mais de 22 anos no mercado prestando serviços de manutenção preventiva, preditiva e corretiva em motores elétricos de 0,33 a 500 CV. Disponibiliza seu parque fabril com alta tecnologia e profissionais extremamentes qualificados para a execução dos serviços. Somos assistências técnicas autorizadas das melhores empresas do ramo: Metalcorte Motores Elétricos (Grupo Voges), Siemens (OTS - Operador Técnico Siemens) e Bambozzi Máquinas de Solda (BAT - Bambozzi Assistente Técnico).

Nosso parque fabril para manutenção de máquinas rotativas e solda possui alta tecnologia, por exemplo Centro de Usinagem, Teste de equipamentos em Dinamômetro, Balanceamento Dinâmico, Surge Teste, Envernizamento por imersão, Estufa com temperatura controlada e muito mais.








A Manutenção de Motores Engloba


. Remoção do bobinado com processo químico sem perda das características originais do ferro ativo;
. Limpeza e pintura dos motores;
. Jateamento dos componentes;
. Rebobinagem do motor;
. Impregnação com verniz de 180ºC - Classe H;
. Avaliação e conserto mecânico com equipamento de precisão;
. Confecção de barramento e bobinado de rotores com fornecimento de coletores e anéis novos;
. Balanceamento de rotores até 400kg e 1m de comprimento;
. Substituição do Eixo até Carcaça 315;
. Fornecimento de Peças de Reposição.

Manutenção Preventiva de Motores


Para garantir maior vida útil ao seu equipamento, a Vorax realiza serviços de manutenção preventiva, que englobam:

. Desmontagem;
. Lavagem;
. Controle Dimensional;
. Secagem em Estufa;
. Substituição dos Rolamentos;
. Montagem;
. Teste;
. Pintura;
. Troca de Placa de Identificação (Se Necessário);
. Emissão de Relatório Técnico com Imagens do Equipamento (Quando Solicitado).

Manutenção em Diversos Tipos de Motores


A Vorax sempre fazendo a diferença, realiza a manutenção preventiva e corretiva de diversos tipos de motores, a saber:

. Motores Elétricos CA com Anéis Auto-Ventilado;
. Motores Elétricos CA de Gaiola Auto-Ventilado ou com Ventilação Forçada, com ou sem freio;
. Motores Elétricos CC Auto-Ventilado ou com Ventilação Forçada.

Manutenção de Motores Multi-Marcas


A Vorax realiza manutenção em Motores de diversas marcas, tais como WEG, Siemens, Eberle-Metalcorte, Bufalo, Dancor, GE, Arno, ABB, Baldor, Mausa, SEW, Bardella, Equacional, Reliance e demais marcas.

Manutenção de Motor CC




Causas Típicas de Falhas em Enrolamentos de Motores Elétricos Trifásicos


DEFEITOFOTOPOSSÍVEIS CAUSAS

MOTORES TRIFÁSICOS E MONOFÁSICOS

1

CURTO DE ESPIRAS

Esta foto mostra defeito de isolamento, causados caracteristicamente por contaminações, abrasão ou oscilação de tensão.

2

BOBINA CURTO-CIRCUITADA

 

Esta foto mostra defeito de isolamento, causados caracteristicamente por contaminações, abrasão ou oscilação de tensão.

3

CURTO, CONTRA MASSA NA SAÍDA DA RANHURA

 

Esta foto mostra defeito de isolamento, causados caracteristicamente por contaminações, abrasão ou oscilação de tensão.

4

CURTO, CONTRA MASSA DENTRO DA

RANHURA

 

Esta foto mostra defeito de isolamento, causados caracteristicamente por contaminações, abrasão ou oscilação de tensão.

5

CURTO NA CONEXÃO

 

Esta foto mostra defeito de isolamento, causados caracteristicamente por contaminações, abrasão ou oscilação de tensão.

6

QUEIMA POR SOBRECARGA

 

A queima total do isolamento em todas as

fases do enrolamento trifásico, origina-se na

sobrecarga do motor. Subtensões e sobretensões provocarão o mesmo tipo de falha.

 

7

QUEIMA POR ROTOR BLOQUEADO

 

A queima total do isolamento em  todas as fases do motor, normalmente é motivada por correntes muito altas no enrolamento do  estator, devido à condição de rotor bloquedo.

Isto também pode ocorrer devido a partidas e reversões excessivas.

 

8

QUEIMA POR PICO DE TENSÃO

 

Defeitos de isolamento como este normalmente são causados por pico de tensão, que ocorrem, muitas vezes na comutação de circuitos de força, descarga atmosférica, descarga de capacitores e de dispositivos de semi-condutores.
MOTORES TRIFÁSICOS

9

CURTO ENTRE FASES

 

Estas fotos mostram defeitos de isolamento, causados caracteristicamente por contaminações, abrasão ou oscilação de tensão

10

FALTA DE FASE

(Ligado em Estrela)

 

O defeito de “falta de fase” surge em conseqüência de interrupção numa fase da rede de alimentação do motor.

A causa geralmente é um fusível queimado, um contator aberto,  uma linha de força interrompida ou por conexão deficientes.

 

11

FALTA DE FASE

(Ligado em Triângulo)

 

O defeito de “falta de fase” surge em conseqüência de interrupção numa fase da rede de alimentação do motor.

A causa geralmente é um fusível queimado, um contator aberto,  uma linha de força interrompida ou por conexão deficientes.

 

12

FASE DANIFICADA POR DESBALANCEAMENTO DA TENSÃO DA REDE

A queima do isolamento numa fase do enrolamento do estator pode resultar de tensão desigual entre fases.

 

Tensões desiguais normalmente são motivadas por cargas não balanceadas na rede de alimentação, por conexões deficientes junto aos terminais do motor ou por mau contato. Um desequilíbrio de corrente de 6% a 10%.

 

MOTORES MONOFÁSICOS

13

QUEIMA DA BOBINA AUXILIAR

 

A queima da bobina auxiliar ou de partida é causada normalmente pela não abertura do conjunto centrífugo-platinado, deixando esta bobina ligada por mais tempo que o especificado.

 

Objetos estranhos que penetram no interior do motor poderão provocar este defeito.

14

QUEIMA DA BOBINA PRINCIPAL

 

A sobrecarga do motor provoca a queima total do isolamento da bobina principal do enrolamento monofásico.

 

Subtensões, sobretensões ou ainda, a bobina auxiliar não conectada no momento da partida, causam o mesmo tipo de falha.

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